OBSERVATÓRIO ANTROPOLÓGICO

Quem somos

Somos um grupo de pesquisadores na área de ciências humanas (Ciências Sociais, Antropologia, Cinema, Educação no Campo) da Universidade Federal da Paraíba e outras parceiras. A partir de relações de pesquisa, ensino e extensão estabelecidas procuramos identificar problemas sociais causados pela pandemia da Covid-19 e buscar soluções rápidas para eles, que produzam como um dos muitos efeitos sociais o fortalecimento de direitos etnicamente diferenciados e de direitos de populações em situação de vulnerabilidade social.

Em meio a um cenário devastador exposto pela pandemia, nos perguntamos: como as ciências humanas podem contribuir nesses tempos difíceis? 

Reforçamos que esse quadro de desigualdades é anterior à pandemia, que acaba por escancarar os limites há muito apontados no modelo econômico mundial que se sustenta pela concentração de riquezas, pela exploração de trabalhadores, pelo ataque a povos e populações tradicionais e pela degradação ambiental.

Cuide de sua saúde

Contribua com iniciativas de apoio

Apoie pequenos negócios

Ofereça ajuda a alguém próximo

A ideia

Considerando um cenário já preocupante de desigualdades socioeconômicas, falta de um sistema de saneamento básico e de seguridade social,  a ideia é estimular formas de enfrentamento das desigualdades sociais que se acirram com a pandemia. Além das possíveis contribuições das ciências humanas, procuraremos dialogar com diferentes áreas de conhecimento, em uma perspectiva multidisciplinar. 

Objetivos

Procuramos:

Unir reflexões antropológicas à prática, atuando na criação e no fortalecimento de redes de apoio a grupos em situação de vulnerabilidade social durante e depois da pandemia de COVID 19;

Criar e fortalecer canais efetivos para manter a comunicação direta com os grupos em situação de vulnerabilidade a partir de redes estabelecidas por meio de pesquisas pregressas, aproximando a UFPB dessas comunidades em uma relação de parceria;

Realizar a produção de conteúdo científico qualificado e acessível em formato colaborativo;  

Efetuar a disseminação dos conteúdos produzidos, estimular e fomentar parcerias entre as campanhas e ações realizadas pela sociedade civil organizada.

 

INSTAGRAM

Parcerias

Equipe de colaboradores

Heloísa Wanick

Sanitarista

Aina Azevedo

Antropóloga

Phelipe Caldas

Jornalista e antropólogo

Eveline Torres

Antropóloga

Yumi

Designer gráfica

Bia Ramos

Cientista Social

Edilma Monteiro

Antropóloga

Roberta Nascimento

Cientista Social

Patrícia Pinheiro

Antropóloga

Maria Elena Martinez Torres 

Antropóloga

Stephanie Sacco

Antropóloga

Glauco Machado

Antropólogo audiovisual

Camilla Iumatti

Antropóloga

Wertton Matias

Antropólogo

Thiago Oliveira

Antropólogo

Ana Margarida

Capoeirista e estudante de antropologia

Aline Paixão

Antropóloga

Geissy Reis

Antropóloga

Vani Velozo

Cientista Social

Leonardo Pinheiro

Cineasta

Williane Pontes

Antropóloga

Anatil Maux

Antropóloga

Luciana Menendéz

Advogada

Ana Paula Marcelino

Filósofa

Mônica Vilaça

Socióloga

Rita Santos

Antropóloga

Izadora Vieira

Cientista social

Mónica Franch

Antropóloga

Luiza Flores

Antropóloga

Uliana Gomes

Antropóloga

Vitor Velame

Antropólogo e desenhista

Christina Gladys

 Antropóloga

 Valclécia Soares

Antropóloga

Bruna Carvalho

Advogada

João Paulo Isnard

Cientista Social

..

..

Fernanda Satvva

 Psicóloga

Estevão Palitot

Antropólogo

Lapa

O LAPA - Laboratório de Antropologia, Política e Comunicação é um grupo de pesquisa interinstitucional, envolvendo a Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Rio Grande do Norte a fim de fortalecer a produção de pesquisas antropológicas que ampliam o conhecimento sobre relações sociais, políticas e históricas de grupos étnicos e comunidades tradicionais. O laboratório estuda a organização social e política em comunidades étnicas e tradicionais, valorizando as alianças e mediaçõe