Timbó

Localizada no bairro dos Bancários, zona sul da cidade de João Pessoa – PB, a Comunidade do Timbó surgiu em fins dos anos de 1970 e início de 1980, durante o período de expansão urbana da capital paraibana. Esta comunidade periférica se constituiu no Vale do Rio Timbó, recebendo o nome do rio que foi importante na consolidação da comunidade por possibilitar o acesso a água para consumo familiar, a criação de animais e o plantio de hortaliças até o ano de 1986, quando a rede de água encanada foi instalada.

Com 41 anos de história, o Timbó é formado, principalmente, por pessoa de cidades do interior do estado da Paraíba, que chegam à capital em busca de melhores condições de vida e encontram na ocupação do Timbó uma possibilidade de construir a vida na cidade. Atualmente a Comunidade do Timbó possui cerca de 11 mil moradores (de acordo com a Associação Comunitária dos Moradores do Vale do Rio Timbó) que ocupam vagas no mercado formal e informal de trabalho na cidade, bem como aposentados e desempregados. 

Foto: Comunidade do Timbó. Fonte ECI FAC - Escola Cidadão Integral Francisca Ascensão Cunha, registro do Prof. Ricardo Campos.

 Comunidade do Timbó. Fonte ECI FAC - Escola Cidadão Integral Francisca Ascensão Cunha, registro do Prof. Ricardo Campos.

O Timbó no contexto da Pandemia

Com a pandemia do novo coronavírus as vulnerabilidades socioeconômicas do Timbó são agravadas, afetando a manutenção familiar. Para amenizar a intensificação das condições vulneráveis dos moradores, algumas iniciativas solidárias estão em desenvolvimento para atender a demanda de dezenas de famílias, com a arrecadação de alimentos, de produtos de limpeza e higiene e de literatura infantil.

 

Uma dessas iniciativas é a campanha Vamos Cuidar de Quem Mais Precisa", do Instituto Vem Cuidar de Mim, que atua e atende diversas famílias. A campanha busca possibilitar a segurança alimentar das famílias das crianças e adolescentes do Instituto, que recebem uma cesta básica a cada 15 dias, devido a interrupção, com a pandemia, da refeição diária oferecida. Também distribui kits de higiene pessoal e familiar como forma de ajudar essas famílias a se prevenirem contra a Covid-19.

O Instituto está disponibilizando 05 telefones/WhatsApp para que as doações físicas sejam oferecidas e os organizadores possam ir buscar, são eles:

69 8486-5523 (Amanda) | 83 99627-5613 (Bianca) | 83 99182-7378 (Clécia) | 83 99603-9764 (Isabela) |

83 99979-4094 (João Eduardo)

As doações em dinheiro poderão ser realizadas por depósito ou transferência bancária, pela conta:

Banco do Brasil | Agência 4996-4 | Conta 14.112-7 | Instituto Vem Cuidar de Mim | CNPJ: 23.367.349/0001-61

Também é possível contactar os organizadores da campanha pelas redes sociais:

Instagram: @institutovemcuidardemim

Facebook: Instituto Vem Cuidar de Mim